quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Dissertação sobre Fórmula E(Como ser um Amendobobo, Parte 1)

Fórmula E, ou FIA Formula E Championship, é uma categoria de automobilismo organizada pela FIA com carros de monopostos movidos exclusivamente a energia elétrica, cuja primeira temporada começou no ano de 2014.

Muitos pontos e muitas limitações impedem que a Formula 1 adote (pelo menos neste momento) carros elétricos nas suas corridas, por isso uma nova categoria foi criada. O visual dos carros da Formula E, no entanto, lembra bastante o dos veículos da competição principal da FIA, com um desenho aerodinâmico e bastante elegante.

Os carros, visualmente parecidos com os de Formula 1, são construídos por uma companhia francesa, a Spark Racing Technology.

O corpo dos automóveis é fabricado em fibra de carbono e alumínio (materiais bem leves). A parte eletrônica é feita por uma divisão da McLaren e a bateria feita pela Williams Advanced Engineering.

Principais características da Formula E

Velocidade e potência
Os carros de Formula 1 atingem normalmente mais de 300 km/h durante as corridas; já o Spark-Renault SRT-01E, o primeiro veículo homologado pela FIA para a Formula E, consegue atingir velocidades um pouco menores do que essa — o limite máximo imposto pela FIA foi de 225 km/h para os carros elétricos.
Essas limitações, a princípio, servem para garantir a segurança da competição no seu primeiro ano.

Pit-stop
A regra da FIA exige que os pilotos façam ao menos duas paradas nos boxes, o que sugere que a bateria (que não poderá pesar mais do que 200 kg) não vai ser capaz de aguentar o percurso completo, mas o sistema de recarga não foi divulgado.
O que se sabe é que os pilotos da Formula E terão dois carros disponíveis durante as corridas: enquanto um está sendo usado, o outro fica nos boxes recarregando a bateria e esperando pelo momento do pit-stop.

Barulho dos motores
Mesmo atingindo velocidades altas, os carros desse tipo não possuem o ronco característico dos motores da Formula 1, o que pode ser um fator de estranhamento inicial na Formula E. De acordo com a FIA, os carros elétricos da Formula E não serão completamente silenciosos; no entanto, sendo mais barulhentos do que um veículo normal de passeio e com um ruído que lembra um avião decolando.

Pneus e visual do carro
Os carros da Formula E são parecidos com os já conhecidos veículos da Formula 1, mas algumas diferenças são evidentes — por exemplo, eles são mais largos do que o normal, para acomodar corretamente a bateria, que precisa ser grande para durar o tempo necessário.
Os pneus (desenvolvidos pela Michelin) serão bem diferentes dos que são usados na Formula 1, sendo construídos para durar uma corrida inteira, em pistas molhadas ou secas — trocas de pneus não serão permitidas.

Equipes, pilotos, datas e cidades
A Formula E terá dez equipes com dois pilotos cada na sua primeira temporada. Por exemplo, a equipe Audi Sport ABT com Lucas di Grassi e Daniel Abt e a Andretti Autosport com Franck Montagny e  Charles Pic.
Dez cidades vão participar da competição, sendo elas Londres, Roma, Rio de Janeiro, Los Angeles, Miami, Pequim, Putrajaya, Bangkok, Buenos Aires e Berlim.
A primeira temporada ocorrerá de setembro de 2014 à junho de 2015

Curiosidades: Roma, Rio de Janeiro e Bangkok que inicialmente foram anunciadas como sedes foram removidas posteriormente.

Um comentário: