Fórmula E,
ou FIA Formula E Championship, é uma categoria de automobilismo organizada pela
FIA com carros de monopostos movidos exclusivamente a energia elétrica, cuja
primeira temporada começou no ano de 2014.
Muitos
pontos e muitas limitações impedem que a Formula 1 adote (pelo menos neste
momento) carros elétricos nas suas corridas, por isso uma nova categoria foi
criada. O visual dos carros da Formula E, no entanto, lembra bastante o dos
veículos da competição principal da FIA, com um desenho aerodinâmico e bastante
elegante.
Os carros,
visualmente parecidos com os de Formula 1, são construídos por uma companhia
francesa, a Spark Racing Technology.
O corpo dos
automóveis é fabricado em fibra de carbono e alumínio (materiais bem leves). A
parte eletrônica é feita por uma divisão da McLaren e a bateria feita pela
Williams Advanced Engineering.
Principais características da Formula
E
Velocidade e potência
Os carros de
Formula 1 atingem normalmente mais de 300 km/h durante as corridas; já o
Spark-Renault SRT-01E, o primeiro veículo homologado pela FIA para a Formula E,
consegue atingir velocidades um pouco menores do que essa — o limite máximo
imposto pela FIA foi de 225 km/h para os carros elétricos.
Essas
limitações, a princípio, servem para garantir a segurança da competição no seu
primeiro ano.
Pit-stop
A regra da
FIA exige que os pilotos façam ao menos duas paradas nos boxes, o que sugere
que a bateria (que não poderá pesar mais do que 200 kg) não vai ser capaz de
aguentar o percurso completo, mas o sistema de recarga não foi divulgado.
O que se
sabe é que os pilotos da Formula E terão dois carros disponíveis durante as
corridas: enquanto um está sendo usado, o outro fica nos boxes recarregando a
bateria e esperando pelo momento do pit-stop.
Barulho dos motores
Mesmo
atingindo velocidades altas, os carros desse tipo não possuem o ronco
característico dos motores da Formula 1, o que pode ser um fator de
estranhamento inicial na Formula E. De acordo com a FIA, os carros elétricos da Formula E não
serão completamente silenciosos; no entanto, sendo mais barulhentos do que um
veículo normal de passeio e com um ruído que lembra um avião decolando.
Pneus e visual do carro
Os carros da
Formula E são parecidos com os já conhecidos veículos da Formula 1, mas algumas
diferenças são evidentes — por exemplo, eles são mais largos do que o normal,
para acomodar corretamente a bateria, que precisa ser grande para durar o tempo
necessário.
Os pneus
(desenvolvidos pela Michelin) serão bem diferentes dos que são usados na
Formula 1, sendo construídos para durar uma corrida inteira, em pistas molhadas
ou secas — trocas de pneus não serão permitidas.
Equipes, pilotos, datas e cidades
A Formula E
terá dez equipes com dois pilotos cada na sua primeira temporada. Por exemplo,
a equipe Audi Sport ABT com Lucas di Grassi e Daniel Abt e a Andretti Autosport
com Franck Montagny e Charles Pic.
Dez cidades
vão participar da competição, sendo elas Londres, Roma, Rio de Janeiro, Los
Angeles, Miami, Pequim, Putrajaya, Bangkok, Buenos Aires e Berlim.
A primeira
temporada ocorrerá de setembro de 2014 à junho de 2015
Curiosidades:
Roma, Rio de Janeiro e Bangkok que inicialmente foram anunciadas como sedes
foram removidas posteriormente.
Achei muito nutritivo este texto
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